Técnico(a) de Restaurante-bar

PERFIL DE DESEMPENHO

Técnico  de  Restaurante-bar  é  o  profissional  que,  no  domínio das  normas  de  segurança  e higiene  alimentar,  planifica,  dirige  e  efetua  o  serviço  de  alimentos  e  bebidas  à mesa  e  ao balcão,  em  estabelecimentos  de  restauração  e  bebidas  integrados  ou  não  em  unidades hoteleiras.

As atividades principais a desempenhar por este técnico são:

  • Verificar e preparar as condições de utilização e limpeza dos equipamentos  e  utensílios utilizados no serviço de restaurante e bar;
  • Efetuar o arranjo da sala de refeições e a preparação dos equipamentos e utensílios do serviço de mesa, de acordo com as características do serviço a executar;
  • Assegurar a gestão corrente de aprovisionamento e armazenagem do  restaurante, bar e  cave do dia;
  • Obter informações relativas ao serviço de mesa a efetuar;
  • Acolher  e  atender  os  clientes,  efetuando  o  serviço  de  entradas,  pratos  principais, sobremesas  e  outros  alimentos  e  o  serviço  de  aperitivos,  águas,  vinhos,  cafés  e  outras bebidas em colaboração com as outras secções;
  • Efetuar o serviço de bar, atendendo clientes à mesa e ao balcão e  servindo  bebidas simples ou compostas e pequenas refeições;
  • Efetuar a faturação do serviço prestado;
  • Efetuar o serviço de mesa e bar em situações especiais:
  • Estabelecer estratégias de atendimento e animação a partir das informações recolhidas sobre as características dos clientes e o tipo de serviço a prestar;
  • Executar os diferentes  serviços  de  cafetaria,  copa,  mesa  (à  inglesa,  à  francesa,  à americana e à russa) e bar (direto, indireto e misto);
  • Atender grupos em serviços de buffet, banquetes,  cocktails,  farewell  parties,  portos  de honra, etc.
  • Preparar e executar o serviço de vinhos;
  • Preparar e executar o serviço de cozinha de sala (flamejar, trincar, descascar, entre outros.);
  • Colaborar na elaboração de cartas de restaurante, bar e vinhos;
  • Prestar informações e sugestões de caráter turístico sobre a localidade,  a  região,  a composição e métodos de confeção das diversas iguarias e sobre as bebidas;
  • Atender e resolver reclamações de clientes, tendo em conta a necessidade de manter um bom clima relacional;
  • Implementar normas de autocontrolo e HACCP;
  • Pesquisar novas técnicas e tendências de mesa e bar;
  • Técnico de restaurante-bar;
  • Diretor(a) de restauração;
  • Chefe de mesa;
  • Empregado(a) de mesa;
  • HOTÉIS BOM JESUS;
  • HOTEL MELIÂ;
  • CENTRO CULTURAL VILA FLOR;
  • HOTEL ÁGUAS DO GERÊS;
  • HOTEL BASIC BRAGA BY AXIS;
  • HOTEL RURAL MARIA DA FONTE;
  • RESTAURANTE CASA DA MÚSICA;
  • TABERNA INGLESA;
  • RESTAURANTE BAGOEIRA;
  • RESTAURANTE COZINHA VELHA;
  • ALDEIA DO PONTIDO, TURISMO RURAL;
  • CASA DA CALÇADA;
  • CALDO ENTORNADO;
  • RESTAURANTE A RIVAL;
  • RESTAURANTE SOLAR DOS PRESUNTOS;
  • ESTALAGEM PEDRA BELA;
  • QUINTA DA PRAIA VERDE;
  • RESTAURANTE MILHO REI;
  • HOTEL AXIS VIANA;
  • EXPOSITOR;
  • HOTEL AXIS OFIR;
  • HOTEL AXIS GOLF PONTE DE LIMA;
  • HOTEL AXIS VERMAR;
  • HOTEL TURISMO DO MINHO;
  • GRUPO TORRES;
  • HOTEL CIDNAY;
  • HOTEL MONTE PRADO;
  • RESTAURANTE JOÃO;
  • RESTAURANTE PORTA17 LOUNGE;
  • TURISMO RESTAURANTE LOUNGE;
  • HOTEL BELA VISTA;
  • GRUPO PESTANA;
  • RESTAURANTE CASA DO PROFESSOR;
  • CHURRASQUEIRA DE CALDELAS;
  • RESTAURANTE GALLIANO;